Dietas pouco recomendadas

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Dietas pouco recomendadas

Nem todas as dietas são saudáveis, as que podem provocar sérios problemas de saúde, e que, se as fazemos, muitas vezes, podem acabar gerando obesidade. Vamos ver algumas dietas consideradas as piores.
Para perder peso e que esta perda se mantenha no tempo, primeiro precisamos de saber qual é a razão de nosso excesso de peso e deixar de fazer as atividades que nos levaram a ele. Se as causas são alimentação inadequada, e perdemos peso, porque estamos comendo melhor, mas deixou essa alimentação saudável quando chegamos ao nosso peso, objetivo e voltamos a essa alimentação inadequada, voltaremos a recuperar todo o peso que tenhamos perdido, quase de certeza. Há que considerar a levar uma alimentação saudável para o resto de nossa vida, se o que queremos é que os resultados se mantenham no tempo, e compensar os excessos que cometamos para não voltar a engordar.

Vamos ver quais foram as piores dietas que foram colocadas de moda:
Dieta ácida, alcalina: está baseada na ideia de que certos alimentos afetam a acidez dos fluidos corporais, como a urina e o sangue. O que tentam é que a urina e o sangue tenha um ph mais alcalino. Para isso, reduzem o consumo de carne vermelha, branca, queijos e grãos para tentar fazer com que a urina tenha um ph mais básico e, desta forma, dilui e se previnem algumas doenças.
Não tem nenhuma evidência científica de que funcione, já que, além disso, o corpo tem um sistema próprio para regular o ph dos fluidos chamado
homeostase por isso que o nosso próprio corpo estaria evitando que isso aconteça.

A Paleodieta: baseia-se em seguir uma alimentação que tiveram os nossos antepassados do paleolítico, quando o homem era um animal caçador, em sua maior parte. Desta forma, reduz de forma drástica elimina alimentos que não sejam proteínas e produtos animais, como seriam os cereais, as leguminosas, os açúcares e os produtos lácteos por completo.
Baseia-se em que, se o homem foi capaz de evoluir e perpetuar-se como espécie, foi graças a esse tipo de alimentação e, por isso, propõe-se mantê-la na atualidade. É uma dieta, que não tem base científica, já que se o homem naquela época, eu não comia outros alimentos era porque não podia, e talvez o introduzir outro tipo de alimentação quando o homem se tornou agricultor e pecuarista, foi o que exatamente fez com que o homem pudesse chegar como espécie dominante em nossos dias.

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Dieta do índice glicêmico: baseia-se na ingestão de alimentos com baixo índice glicêmico, ou seja, quando são equiparados fazem com que não haja um aumento muito grande na produção de insulina e não se olham tanto as calorias, como o valor dos carboidratos que fornecem os alimentos em si.
É certo que os níveis de insulina variam dependendo do tipo de açúcar que contêm os alimentos que tomamos. Por exemplo, sabe-se que quando se consomem açúcares simples, como a glicose do açúcar que consumimos habitualmente, ocorre um pico de insulina muito grande que desce de forma brusca e aumenta a sensação de fome, mas o índice glicêmico de um alimento, depende não só da quantidade e tipo de carboidrato que contém, mas, sim, da presença de outras substâncias como gorduras, fibras, proteínas, etc.
Portanto, essa dieta não tem uma base científica suficiente para ser considerado uma dieta eficaz para perder peso e adotá-la como uma dieta que mantenha ao longo de nossa vida.

O que fazer para perder peso?
Para perder peso, é manter uma alimentação equilibrada em que se consomem todos os nutrientes necessários e fazer com que a fonte seja o mais variada possível. Ou seja, você pode tomar cálcio proveniente de leite provindo de suplementos whey, como Bio caps funciona,  mas não há que se concentrar apenas em cálcio do leite, mas também há que tomar cálcio que venha de frutas como morangos, os frutos secos, como poderiam ser as sementes de gergelim.
As mudanças na alimentação devem ser mantidos por toda a vida. De nada nos serve fazer uma dieta perfeitamente equilibrada em que tomemos todos os nutrientes em sua justa medida durante um período curto e que quando alcançamos nossa meta, vamos começar a comer tudo o que não devemos… essa costuma ser a causa do efeito rebote.
Não faça dietas demasiado drásticas, já que fará com que você perca massa muscular e cada vez custa mais trabalho a perder peso ao reduzir o seu consumo calórico diário e abrandar o seu metabolismo.
Tenha paciência e faça com que a perda de peso seja de forma lenta e progressiva, dessa forma, será mais saudável e você terá menos possibilidades de que se produza o efeito rebote e acabar com mais peso do que tinha quando começou a dieta.

Dieta recomendada:
A parte de procurar fazer uma alimentação equilibrada, em que estejam presentes todos os grupos de alimentos em sua justa medida o mais aconselhável para saber exatamente se a nossa dieta é equilibrada não é estar nas mãos de um nutricionista para que nos faça uma dieta personalizada.